terça-feira, 5 de maio de 2015

Este é o sistema, simples e muito prático, para resfriamento do mosto. Numa caixa térmica se coloca o gelo e liga-se uma mangueira, vindo da torneira e despejando dentro da caixa com gelo. Uma outra mangueira coleta a água fria, que esta dentro da caixa, através do sistema de sifão e se conecta ao chiller por uma das extremidade e pela outra extremidade outra mangueira coleta a água, agora quente, e despeja em local apropriado. No meu caso num ralo.
Com este processo se consegui, com um baixíssimo custo e sem maiores investimentos, realizar o resfriamento com muita eficiência, atendendo a nossa proposta de produzir cerveja de forma artesanal.
Pretendo melhorar o sistema futuramente criando uma estrutura fixa na base da estrutura de metalon para suportar a Caixa com gelo e colocarei uma bomba de recondução da água, após o mosto atingir os 27 Cº, fazendo o reaproveitamento da água. Estou definindo a temperatura de 27 Cº para reaproveitamento considerando que aqui onde moro é esta a temperatura natural da água. Após a agua atingir esta temperatura ao invés de ser descartada no ralo, através da bomba de recondução retornará para a caixa com gelo e fechara o processo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário